top of page

PESQUISA

Principais pesquisas que estão ocorrendo nesse momento em diversas partes do Brasil e do mundo, sob orientação da nossa coordenadora Tatiana Leite e parceiros.

Ecologia de populações e Pesca

Doutorado do pesquisador Renato Junqueira (PPG-UFSC), estuda sobre a pesca artesanal de cefalópodes na Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo/RJ com foco na ecologia populacional, manejo e conservação das espécies alvo (Octopus americanus e Doryteuthis pleii) e no
conhecimento ecológico local associado a essa atividade.

Bem-estar e comportamento

Doutorado da pesquisadora Michaela Andrade (PPG/UFABC), com financiamento internacional da ONG Wild Animal Initiative. Possui como principal foco a investigação de como ocorreu a evolução da senciência animal e como podemos ter acesso indireto a estados afetivos e personalidade através de análises comportamentais minimamente invasivas e não letais em animais de vida livre, com foco particular na espécie de polvo Octopus insularis.

Neurobiologia

Doutorado da pesquisadora Mizziara de Paiva, no Instituto do Cérebro (PGNeuro/UFRN), em parceria com o laboratório de Memória, Sono e Sonhos. A pesquisa busca investigar e descrever em detalhes, por meio de uma quantificação comportamental abrangente, a aprendizagem da espécie Octopus insularis, analisando se há relação com os episódios de sono do animal. A pesquisa é orientada pelo Prof Dr Sidarta Ribeiro (UFRN) e pela Prof Dra Tatiana Leite (UFSC).

Taxonomia

Doutorado da pesquisadora Mariana Côrtes, no Museu de Zoologia da USP, consiste na revisão dos gêneros e espécies da família Sepiolidae Leach, 1817 (sepiolas ou “bobtail squids”), pequenos cefalópodes de profundidade que ocorrem no Atlântico Sudoeste. Para isso, é avaliado a morfologia e a anatomia de indivíduos coletados no Brasil, Uruguai e Argentina e que estão depositados em museus brasileiros e estrangeiros. Através da análise dos caracteres morfológicos das espécies, será proposta uma hipótese filogenética para o grupo.

Lixo no mar

Projeto de Iniciação Científica do graduando Thiago Cardozo, busca entender a interação dos invertebrados marinhos com o lixo no mar, utilizando métodos de amostragem subaquática em diferentes pontos da ilha de Santa Catarina, com destaque para as formas de interação e tipos de materiais. Também procura entender a ocorrência do polvo pigmeu Paroctopus cthulu (o "polvinho do lixo") no limite sul da sua distribuição.

Ecologia de O. insularis entre Brasil-Caribe

Mestrado da pesquisadora Maria Eduarda Alvarenga investiga diferenças de aspectos da ecologia alimentar, estratégias de forrageio e uso de habitat da espécie Octopus insularis entre as populações do Caribe e do Brasil a fim de compreender as adaptações desenvolvidas por essa espécie em diferentes ambientes ao longo da sua história evolutiva. A pesquisa é orientada pela Prof. Dra. Tatiana Leite (UFSC) e coorientada por Prof. Dr. C. E O'Brien
do SFS Center for Marine Resource Studies nas ilhas caribenhas de Turks and Caicos.

bottom of page